top of page

 

                                    Nos EUA, os brinquedos foram lançados em 1964 (pela Hasbro), com os bonecos de 12 polegadas (30cm). Em 1976 a linha foi cancelada. No Brasil, esses bonecos chegaram em 1978 pela Estrela e foram fabricados até 1984. Em 1982 a Hasbro deu início aos bonecos de 3 3/4 polegadas (10cm) e no Brasil, esses bonecos chegaram no mesmo ano em que a Estrela parava com os maiores (1984). Tendo sido fabricado e vendido até 1995.

Na década de 1990 tanto a Hasbro quanto a Estrela voltaram ocasionalmente a vender os bonecos de 12".

Em 2002, a Gulliver importou alguns produtos lançados nos EUA.

Em 2008, a Estrela, que detinha os direitos sobre o nome Comandos em Ação, encomendou direto da empresa chinesa Chap Mei alguns brinquedos da sua linha "Soldier Force" e renomeou como "Novos Comandos em Ação: Soldier". O contrato de 3 anos acabou sendo cancelado e só durou um ano no mercado.

Em 2009, a própria Hasbro (já instalada no Brasil) importou alguns brinquedos da franquia para promover o filme em live action (que seria lançado naquele ano) no Brasil.

O mesmo se repetiu em 2012, devido ao segundo filme que estreia em março de 2013.

 

 

No Brasil

 Foram lançados 124 bonecos no Brasil. Porém, devido a algumas variações em alguns bonecos, o número exato é controverso, dependendo muito do conceito que cada colecionador tem quanto ao que ele considera variação ou apenas ajuste de produção. A Estrela também chegou a produzir brinquedos da franquia para a própria Hasbro (mercado americano), por estar de posse dos moldes desejados e também para baratear o custo da produção.

Ao contrário do que muito se fala no exterior, os bonecos produzidos pela Estrela eram compatíveis com os padrões americanos e em alguns pontos até melhores, como por exemplo os bonecos brasileiros raramente desbotavam, enquanto que os americanos tinham grande sensibilidade às ações do tempo. Por outro lado, dizia-se que o material brasileiro era mais frágil e quebrava dedões com maior frequência.

Por ter feito muitos bonecos exclusivos (personalizados), os bonecos brasileiros se tornaram muito famosos internacionalmente, tendo alguns um elevado valor no mercado.

 

 

    Outros países

Reino Unido: Substituiu uma linha de bonecos famosa conhecida como Action Force e no início herdou o mesmo nome. Depois passou a ser chamada Action Force G.I. Joe. Antes, os bonecos maiores (de 12") foram vendidos sob o nome de Action Man. As 3 linhas foram fabricadas e vendidas pela empresa Palitoy. Três bonecos muito famosos de lá são a Quarrel, o"Tiger Force" Outback e o "Tiger Force" Blizzard, porém há outros bonecos exclusivos também muito cultuados.

Argentina: Sob o nome de G.I. Joe: Comandos Heroicos chegou ao mercado pouco depois do Brasil e também teve várias figuras exclusivas muito raras e cobiçadas no mundo todo. A produção era nitidamente de pior qualidade, especialmente na pintura e acessórios e após alguns anos a empresa local responsável, a Plastirama, passou a importar os brinquedos lançados no Brasil. Entre os fãs, os bonecos mais famosos de lá foram apelidados de Argen 7 (Seven), pois são 7 bonecos: Cobra Mortal, Glenda, Manleh, Topson, Shimik, Redmack eCobra Invasor. Além dos 7, há outros bonecos também muito famosos.

Índia: Vendidos com o nome original, os bonecos e veículos na Índia foram fabricados pela empresa Funskool (subsidiária da Madras Rubber] e tinham qualidade similar à argentina. A comercialização ocorreu bastante tempo depois dos demais países e também teve diversos bonecos exclusivos.

Japão: Os bonecos eram apenas recartelados dos americanos, vendidos pela empresa Takara. O nome foi adaptado para a fonética da língua japonesa. Apesar de não ter bonecos exclusivos, é muito procurada pela facilidade de se encontrar itens clássicos cartelados.

China: Foi comercializado pela própria Hasbro, com nome adaptado para a fonética do mandarim e subtitulado de G.I. Joe International Heroes. Teve alguns poucos bonecos exclusivos.

Venezuela: A empresa Rubiplas também teve a sua linha, praticamente idêntica à argentina, porém apenas usava o nome original. Seu boneco mais famoso é o Cobra "White" Mortal, uma versão quase todo branco do argentino Cobra Mortal. Ele é também o boneco mais raro que existe porque a produção naquele país durou pouco tempo.

México: Produzidos pela empresa Auriken, os bonecos apenas destoavam dos americanos no tom das cores de alguns bonecos mas sua linha era de boa qualidade. Também foi dado o nome de G.I. Joe: Comandos Heroicos.

Outros: Diversos outros países comercializaram G.I. Joe, mas até onde se sabe eles apenas importavam e recartelavam os bonecos das produções listadas acima.

 

 

 

 

 

 

 

                                              

bottom of page